quarta-feira, 30 de junho de 2010

Jimi Hendrix

James Marshall "Jimi" Hendrix, nascido Johnny Allen Hendrix, nasceu em Seatlle em 27 de novembro de 1942 e morreu em Londres, no dia 18 de setembro de 1970. Frequentemente é citado por críticos e outros músicos como o maior guitarrista da história do rock, e um dos mais importantes e influentes músicos de sua era, em diferentes gêneros musicais.
Nisso a revista 'Roling Stone' acertou. Pra mim ele também é o número um das guitarras. Revolucionou o conceito de efeitos, com amplificadores distorcidos, desenvolveu a técnica da microfonia, e popularizou o pedal 'Wah-Wah' no meio musical da época.
Parte do estilo único de Hendrix se deve ao fato dele ter sido um canhoto, que tocava uma guitarra para destros virada ao contrário . Embora ele tivesse e usasse diversos modelos de guitarra durante sua carreira (incluindo uma Gibson Flying V que ele decorara com motivos psicodélicos), sua guitarra preferida, e que será sempre associada a ele, era a Fender Stratocaster. Ele comprou sua primeira Strat por volta de 1965, e usou-as quase constantemente durante o resto de sua vida.
Pena que o cara morreu cedo.
Jimi Hendrix morreu em Londres nas primeiras horas de 18 de Setembro de 1970, em circunstâncias que nunca foram completamente explicadas. Havia passado parte da noite anterior numa festa, onde a namorada Monika Dannemann o havia buscado, e ambos seguiram para o Hotel Samarkand, no número 22 da Lansdowne Crescent, em Notting Hill. Estimativas indicam que ele teria morrido pouco tempo depois.

Dannemann alegou em seu depoimento original que Hendrix teria tomado (sem que ela soubesse), na noite anterior, nove comprimidos de um remédio para dormir que ela utilizava. De acordo com o médico que o atendeu inicialmente, Hendrix tinha se asfixiado (literalmente afogado) em seu próprio vômito, composto principalmente de vinho tinto. Por anos Dannemann alegou publicamente que Hendrix ainda estava vivo quando o colocaram na ambulância; seus comentários sobre aquela manhã, no entanto, foram frequentemente contraditórios, e variaram de entrevista para entrevista. Declarações de policiais e paramédicos revelam que não havia ninguém além de Hendrix no apartamento, e que não apenas ele estava morto quando chegaram à cena, mas também estava totalmente vestido, e já estava morto há algum tempo.

As letras de uma canção composta por Hendrix e encontradas no apartamento levaram Eric Burdon a fazer um anúncio prematuro no programa 24 Hours, da BBC, de que Hendrix teria cometido suicídio. Depois de um processo por difamação movido em 1996 pela namorada inglesa de Hendrix por anos, Kathy Etchingham, Monika Dannemann cometeu suicídio - embora seu último amante, Uli Jon Roth -mundo pequeno né?, tenha feito acusações de que ela teria sido assassinada.

Já postei algo do Uli, se alguém se interessa, é só descer um pouquinho.

Nesse álbum que eu tô postando, estão os maiores sucessos de Jimi, só achei estranho não ter 'Cocaine', sendo que tem várias outras músicas que não são de autoria dele.


Jimi Hendrix - The Ultimate Experience (1993)


http://isohunt.com/torrent_details/45381229/jimi+hendrix?tab=summary


Enjoy.

Nenhum comentário:

Postar um comentário